top of page

Grupo de estudos em

Mudança Diacrônica (MuDi)​

Criado em 2019, o grupo de estudos é destinado a pesquisadores que se interessam por Mudança Diacrônica sob uma perspectiva formal. 

Desde a década de 1990, os cursos de pós-graduação do IEL/Unicamp vêm consolidando um império de trabalhos e nomes em mudança diacrônica, e o que o 𝗠𝘂𝗗𝗶 se propõe a fazer nada mais é que oferecer um ambiente de discussão que nos possibilite afiar nossas "picaretas" para "escavar", "escavar" e "escavar" o passado das línguas, a partir de cavadeiras já muito bem amoladas por pesquisadores que passaram pelo IEL.

Os encontros ocorrem de maneira remota (para mais informações, contatar a organização do ForMA).

Devido à pandemia, os encontros estão ocorrendo nas quintas, às 14h, online (para participar, entrar em contato com a organização do ForMA).

Leituras discutidas:

Logo MuDi.jpg

2023

Ledgeway, Adam; Roberts, Ian (eds.) The Cambridge Handbook of Historical Syntax. Cambridge University Press: Cambridge/UK, 2017.

2021

Cyrino, Sonia; Torres Morais, Maria Aparecida (orgs.) Mudança sintática do português brasileiro: perspectiva gerativista. Contexto: São Paulo, 2018.

2020

Mattos e Silva, Rosa Virgínia. (2008). Caminhos da linguística histórica: ouvir o inaudível. São Paulo: Parábola Editorial.

2019

Kroch, Antony. (2011) Syntactic Change.

Kroch, Antony. (1989) Reflexes of grammar in patterns of language change.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

bottom of page