núcleo

O núcleo

 

O ForMA congrega pesquisadores que desenvolvem investigações a partir de modelos formais para análise e descrição gramatical (fonologia, morfologia, sintaxe e semântica), mudança linguística e/ou aquisição da linguagem à luz de pressupostos gerativistas. O objetivo é fomentar pesquisas, eventos e discussões na confluência desses campos de estudo, a partir de desdobramentos da Teoria de Princípios e Parâmetros. 



A Teoria de Princípios e Parâmetros (P&P) tem servido de suporte não apenas a estudos em sintaxe e suas interfaces, mas também a pesquisas nos campos de aquisição da linguagem e mudança gramatical. O ganho empírico-conceitual representado por um investimento conjunto nesses campos é evidente: uma vez que, à luz de P&P, a aquisição de uma língua envolve a marcação de parâmetros “em aberto”, e que a mudança gramatical reflete diferenças (entre duas ou mais gerações) na marcação desses parâmetros, observar simultaneamente fatos de aquisição e mudança pode ser um procedimento teórico-metodológico altamente rentável na tentativa de estabelecer propriedades (em particular, os princípios e os parâmetros) da Gramática Universal. 

Objetivos

 

  • Fomento a investigações que congreguem as áreas de gramática (sintaxe, fonologia, morfologia e semântica), mudança e aquisição, na perspectiva da Teoria Gerativa.

  • Promoção de eventos nas áreas compreendidas pelo núcleo. Os eventos irão desde a orientação conjunta de alunos com apresentação e discussão de seus projetos a seminários, oficinas, e, finalmente, a realização de eventos nacionais e internacionais;

  • Busca de convênios com outras universidades do Brasil e do exterior, visando ao estabelecimento de intercâmbios entre membros do núcleo e de outros centros de pesquisa, assim como ao desenvolvimento de projetos conjuntos;

  • Visibilidade a projetos individuais e/ou conjuntos de seus membros permanentes e associados, bem como das atividades em desenvolvimento.

​Nossa Equipe



A equipe do ForMA, atualmente coordenado pela Professora Charlotte Galves, é composto por Professores e Professores Colaboradores do Departamento de Linguística (DL) do IEL - Unicamp. Além dos Professores, compõem o núcleo alunos da pós-graduação e da graduação, interessados em sintaxe formal e sua interface (fonologia, morfologia, semântica, aquisição).

 

Para ​conhecer toda nossa equipe,
 

Notícias:

Participação da Professora Mary Kato em live

No dia 09/04, às 17h, a Professora Mary Kato vai participar de uma live no canal do Professor Demerval da Hora (UFPA)


05 de Abril, 2021

V CILH



Entre 19 de julho e 23 de julho, o IEL vai sediar o V Congresso Internacional de Linguística Histórica, em Homenagem a Charlotte Galves e Mary Kato. Vão ser ofertados minicursos, comunicação livres, apresentação de pôsteres, palestras...

18 de Fevereiro, 2021

Encontro de Gramática Gerativa - Homenagem a Sonia Cyrino e Maria Eugênia Duarte

Os Encontros de Gramática Gerativa têm o objetivo de reunir pesquisadores do Brasil interessados nos estudos em perspectiva formal e, a cada edição, homenageia pesquisadores que deram importantes contribuições para os estudos na área. O I EGG homenageou Ilza Ribeiro; o II homenageou Charlotte Galves; neste III EGG, de 1 a 3 de setembro de 2021, as homenageadas são Sonia Cyrino e Maria Eugênia Duarte.



07 de Abril, 2021

 

© 2017 Criado com Wix.com

Contate-nos: nucleoforma@gmail.com   /   Rua Sérgio Buarque de Holanda, 78 Campinas, SP 13083-859

  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now